quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A origem dos feriados nacionais

O Brasil segue o calendário gregoriano em que o ano comum possui 365 dias e o ano bissexto 366 dias contando com aproximadamente 52,1426 semanas.

Independente de quantos dias ou quantas semanas tem um ano brasileiro, o fato é que a nossa República possui a fama de “país de muitos feriados”. Tal fato se confirma quando olhamos para o Ranking em que o Brasil aparece na 7° posição (junto com África do Sul, Grécia e Peru) na lista de países com mais feriados do mundo.

O Brasil possui 12 feriados nacionais, sendo que, 8 deles são celebrados em datas fixas, chamados de “feriados fixos”. Os outros 4 são celebrados em datas móveis, chamados de feriados móveis.
Os feriados móveis são: Carnaval, Sexta-Feira Santa, Eleições e Corpus Christi.
Neste artigo vamos abordar os 8 feriados de datas fixas; os facultativos não entrarão na nossa lista.

1° de janeiro - Dia da Confraternização Universal

A Confraternização Universal é também conhecida como feriado de Ano Novo e Dia Mundial da Paz. A data sucede a festa de réveillon que se inicia na noite do último dia de dezembro, 31.
A Origem vem de um discurso do Papa Vl em 1968, no qual propôs não só à religião católica, mas a todas religiões, a celebração do Dia Mundial da Paz em todo dia 1° do ano como um voto de confraternização e união.

21 de abril – Dia de Tiradentes

21 de abril foi o dia em que Joaquim José da Silva Xavier morreu enforcado, em 1972. O mineiro, apelidado como Tiradentes devido sua profissão de dentista amador, liderou a Inconfidência Mineira. Por causa desse movimento social e muitos outros feitos, Tiradentes foi considerado um herói nacional.

1° de maio – Dia do trabalho

O dia do Trabalho não é comemorado somente no Brasil, mas também em outros países, como: Portugal, França, Rússia, etc.
A data de comemoração foi criada para homenagear a coragem, persistência e reivindicação dos trabalhadores por melhores condições trabalhistas.
Todos os direitos dos quais desfrutamos hoje, devemos a esses trabalhadores que lutaram por nós no passado.

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

Como o próprio nome já diz, no sétimo dia do mês de setembro é comemorado a Independência do Brasil. Foi no ano de 1822 que Dom Pedro deu a ordem aos seus soldados para atirarem os símbolos portugueses no chão.
Em seguida, Dom Pedro gritou as duas famosas palavras: “Independência ou morte”!!! E desde então, o Brasil é um país independente.

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora da Aparecida

Reza a lenda que, no ano de 1717, pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição em um rio enquanto pescavam.
A partir daí, a Santa ganhou uma grande importância no Brasil, mas foi em 30 de junho de 1980 que o decreto de lei n° 6.802 instituiu o dia 12 de outubro como feriado nacional para comemorar o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do brasil.

2 de novembro: Dia de Finados

Chamado também de Dia dos Mortos, finados é uma data criada para homenagear as pessoas que já morreram.
No dia de primeiro de novembro já era comemorado o dia de todos os Santos que morreram, porém não tiveram a chance de serem canonizados como santos. Por isso, surgiu a ideia do feriado de finados no mesmo dia.

15 de Novembro – Proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Teodoro da Fonseca liderou militares no Rio de Janeiro (Capital do Brasil na época) em um golpe de estado contra o império.
Daí, instituiu-se uma república temporária que futuramente veio a consagrar o próprio Marechal Teodoro da Fonseca como o primeiro Presidente do País.

25 de Dezembro – Natal

O feriado de Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Apesar de ser considerada uma celebração cristã, o natal passou a ser celebrado também além da esfera religiosa.
Na maioria dos países o natal é considerado feriado, independentemente da religião. A data de comemoração varia de país para país, assim como, o nome do feriado e jeito único de festejar.
No Brasil, as festas começam na noite do dia 24. Como tradição, familiares se reúnem, compartilham de uma ceia e trocam presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário